MEDIANDO A LEITURA, CRIANDO LEITORES, CONSTRUINDO CIDADÃOS


AUTORES/PROPONENTES:
Prof.ª Dra. Patrícia Kátia da Costa Pina
Prof.  Dr. Ricardo Tupiniquim Ramos
Prof.  Dr. Paulo Cezar Martins
Prof.ª Ma. Zélia Malheiro Marques
Prof.a Ma. Eliana Márcia Carvalho
Prof.ª Ma. Luciete de Cássia Souza Lima Bastos
Prof.a Ma. Luciana Oliveira Correia
Prof.  Me. Nivaldo Dutra
Prof.  Me. Edmilson Sena Morais
Prof.  Me. Elizeu Pinheiro da Cruz
Prof.  Esp. Ginaldo Araújo
Prof.a Esp. Sigrid Rochele Magalhães
Prof.a Esp. Marialva Stefannelli
Prof. Esp. Francisco Flávio Alves Felipe
Prof. Esp. Antônio Carlos Bastos
Profa. Esp.Núbia Brito
               

MONITORES: 32 monitores, para desenvolvimento das atividades propostas por cada professor. Cada professor traballhará com dois monitores.

PÚBLICO-ALVO: Professores de todos os níveis e áreas, bibliotecários, contadores de história, alunos das redes públicas municipais de ensino e pessoas da comunidade.

RESUMO: Este Projeto pretende, de um lado, instrumentalizar profissionais que atuem, direta ou indiretamente, como mediadores de leitura, pelo desenvolvimento e pela aplicação de estratégias para a leitura de poemas e narrativas de ficção, biografias e autobiografias, ambiente, leis, práticas religiosas, práticas culturais, hipertextos, filmes, HQ, línguas estrangeiras, além de propostas para práticas docentes e confecção de materiais interativos  multimidia para o ensino, colocando o imaginário em ação, de forma a articular prazer, informação e crítica. As relações entre leitura e representação enfocarão o envolvimento do leitor como sujeito da leitura. O trabalho lúdico dos mediadores de leitura será a chave do Projeto, contando-se com sua participação ativa e criativa. De outro lado, o Projeto intenta criar rodas de leitura, dramatização e transformação de textos, cirandas de idéias, jogos, debates, apresentação de filmes, construção de quadrinhos, brincadeiras virtuais etc., envolvendo estudantes das redes públicas municipais de ensino, associações de bairro e pessoas da comunidade de cada município, e discutir estratégias para a criação e/ou revitalização de espaços de leitura na escola e fora dela, através da implantação de Casas de Leitura.

OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Formar leitores e mediadores de leitura literária e não-literária, para construção da cidadania.

Objetivos Específicos:
1.    Discutir conceitos e estratégias de leitura;
2.    Conceituar o leitor como sujeito da leitura;
3.    Estabelecer o lúdico como instrumento de mediação da leitura;
4.    Desenvolver estratégias para mediação da leitura de poemas e narrativas ficcionais e não-ficcionais;
5.    Implementar a teatralização e a quadrinização do texto literário e não-literário como estratégias de formação do leitor;
6.    Discutir estratégias para a criação e/ou revitalização de espaços de leitura na escola e fora dela;
7.    Criar estratégias para o trabalho com a língua estrangeira como leitura de mundo;
8.    Desenvolver jogos em múltiplas linguagens;
9.    Aplicar jogos de raciocínio, que simulem leituras de vida e representações de situações do cotidiano, como forma de construir/recuperar a auto-estima de crianças e jovens, a exemplo do xadrez;
10.  Conhecer a diversidade étnico-cultural-religiosa como valorização das identidades locais;
11.  Construir estratégias de conhecimento da história e da cultura do município pela toponímia;
12. Conhecer a legislação brasileira, como um dos instrumentos de inclusão social;
13.  Sistematizar conhecimentos científicos comunitários;
14.  Implementar a leitura lúdica de mapas, com vistas ao reconhecimento por parte do sujeito de seu lugar no espaço;
15.  Desenvolver a memória individual e coletiva pela “escrita de si”;
16.  Discutir filmes e programas de TV, em perspectivas culturais e identitárias;
17.  Criar pequenos documentários sobre os municípios e seus costumes;
18.  Criar material impresso de divulgação sobre os municípios, seu ambiente, seu patrimônio cultural, suas histórias de vida;
19.  Contar/ouvir/coletar/escrever histórias;
20.  Documentar as manifestações culturais, presentes no cotidiano dos moradores de comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, ciganas etc.), discutindo-as como as formas de resistência na conquista e permanência de seu território.

METODOLOGIA DE FUNCIONAMENTO DO PROJETO:
Este projeto ocorrerá em duas etapas: uma teórico-metodológica e outra de aplicação, devendo haver uma intersecção entre elas.
Primeira etapa: por compreender que a extensão sustentável é aquela que caminha de mãos dadas com a pesquisa e a docência, começaremos com leituras teóricas que contemplem todas as ações vinculadas a este projeto como, por exemplo, Morin(2003), Pedro Demo (2005), Eliana Yunes (2009), dentre outros, seguidas de reflexões e discussões acerca de metodologias de trabalho que nos possibilitem atingir os objetivos propostos. Estes textos serão discutidos mensalmente pelos professores e, posteriormente, em reuniões quinzenais, entre os professores e os monitores.
Segunda etapa: implementação das ações nos municípios, organizada e realizada por grupos de professores e monitores, que se revezarão entre os municípios contemplados, atuando uma vez por mês.
Após três meses de preparação teórico-metodológica, as ações nos municípios serão iniciadas. Ressaltamos que, durante essas ações, manteremos reuniões quinzenais com os monitores para orientações e mensais entre professores para discussões teórico-metodológicas, estratégias de execução das ações e, ainda, para avaliação e planejamento de ações.

QUADRO DEMONSTRATIVO:

REVEZAMENTO DAS AÇÕES DOS PROFESSORES NOS MUNICÍPIOS

MÊS JUNHO

GRUPO I

MUNICÍPIO
PROFESSORES
MONITORES
AÇÕES
Tanque Novo
Luciete Bastos, Francisco Felipe, Ricardo Tupiniquim, Zélia Marques

8
Contação de histórias;
Aplicação de estratégias de leitura com professores da rede municipal de ensino;
Estudo de campo acerca da toponímia/história local;
Exercício de construção de narrativas de vida por parte de professores da rede municipal de ensino.

GRUPO II
Palmas de Monte Alto

Patrícia Pina, Elizeu Cruz, Edmilson Sena, GinaldoAraújo

8
Quadrinização de conteúdos literários e não-literários;
Narrativas de vivências científicas populares;
Exibição/discussão de filmes ligados a questões étnicas;
Aplicação de estratégias de leitura com professores da rede municipal de ensino.

MÊS JULHO
GRUPO I
Palmas de Monte Alto
Luciete Bastos, Francisco Felipe, Ricardo Tupiniquim, Zélia Marques

8
Contação de histórias;
Aplicação de estratégias de leitura com professores da rede municipal de ensino;
Estudo de campo acerca da toponímia/história local;
Exercício de construção de narrativas de vida por parte de professores da rede municipal de ensino.

GRUPO II
Tanque Novo

Patrícia Pina, Elizeu Cruz, Edmilson Sena, GinaldoAraújo

8
Quadrinização de conteúdos literários e não-literários;
Narrativas de vivências científicas populares;
Exibição/discussão de filmes ligados a questões étnicas;
Aplicação de estratégias de leitura com professores da rede municipal de ensino.

Esse mesmo revezamento ocorrerá com os demais grupos que estarão atendendo a outros municípios em finais de semana diferentes. Ao final de três meses, todas as equipes terão atendido a todos os municípios e os monitores darão continuidade às ações, seguindo o mesmo esquema de revezamento, sob a orientação do professor coordenador de cada ação.



AVALIÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DAS AÇÕES
AÇÃO
PARTICIPAÇÃO
TEMPO
FINALIDADE
DOCUMENTAÇÃO
Reunião
todos
Final de cada mês
Elaboração de relatório de atividades
Fotos, gravações e outros
Encaminhamento
de material documentado à
Direção do DCH VI e à PROEX
Coordenação
Trimestral
Dar ciência das atividades desenvolvidas
Relatório de atividades desenvolvidas
Alimentação do blog do projeto
Responsável técnico
semanalmente
Dar a toda comunidade acadêmica informaçõessobre as ações desenvolvidas
Material colhido na realização das ações

Ao final de cada semestre de atividade, o material coletado nessas ações, com a devida autorização dos autores, será transformado em livros e ficará arquivado no Laboratório de Leitura Monsenhor Antonio Raimundo dos Anjos, para fins de pesquisa de docentes e discentes da graduação e da pós-graduação.


FASE 1:
MARÇO DE 2012 A JANEIRO DE 2013
ETAPA 
AÇÕES/ESTRATÉGIAS               
QUANDO      
ONDE     
RESPONSÁVEIS
GRUPOS
Teórico-metodológica
Leitura e discussão de textos teóricos
março
Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos Anjos
Professores
Todos
Teórico-metodológica
Leitura e discussão de textos teóricos
Abril
Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos Anjos
1º Momento Professores e alunos
Todos
2º Momento professores
Teórico-metodológica
Leitura e discussão de textos teóricos
Maio
Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos Anjos
1º Momento Professores e alunos
Todos
2º Momento  professores
Aplicação
Contação de histórias
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
Luciete Bastos e monitores
Grupo 1
Aplicação
Estratégias de formação do Professor Leitor (Mediador de Leitura)
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
Francisco Felipe, Ginaldo Araújo e monitores
Grupo 1 (Francisco Felipe), Grupo 2 (Ginaldo Araújo)
Aplicação
Quadrinização de conteúdos literários e não-literários
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
Patrícia Pina e monitores
Grupo 2
Aplicação
Discussão de filmes e programas de TV, enfocando questões étnico-culturais
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
Edmilson Sena, Nivaldo Dutra e monitores
Grupo 1( Nivaldo Dutra), Grupo 2 (Edmilson Sena)
Aplicação
Desenvolvimento da memória cultural e individual pela “escrita de si”
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
Zélia Marques e monitores
Grupo 1
Aplicação
Construção de estratégias de conhecimento da história e da cultura do município pela toponímia
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
Ricardo Tupiniquim e monitores
Grupo 1
Aplicação
Sistematização de conhecimentos científicos comunitários
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
Elizeu Cruz e monitores
Grupo 2
Aplicação
Desenvolvimento de jogos matemáticos
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
Antonio Carlos Bastos e monitores
Grupo 3
Aplicação
Discussão de leis
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
Paulo Cezar Martins e monitores
Grupo 3
Aplicação
Oficina de alfabetização cartográfica para leitura de mundo
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
Núbia Brito e monitores
Grupo 3
Aplicação
Criação e aplicação de estratégias para o trabalho com a língua estrangeira como leitura de mundo
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
Eliana Carvalho, Sigrid Rochele Magalhães e monitores
Grupo 4
Aplicação
Aplicação de jogos de raciocínio, que simulem leituras de vida e representações de situações do cotidiano, como o xadrez, como forma de construir/recuperar a auto-estima de crianças e jovens
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
Marialva Stefannelli e monitores
Grupo 4
Aplicação
Discussão de questões identitárias
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
Luciana Oliveira e monitores
Grupo 4
Teórico-metodológica
Discussões de textos teóricos e das práticas nos municípios
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro de 2012 e janeiro de 2013
Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos Anjos
Todos
Todos


FASE 2:
FEVEREIRO DE 2013 A JANEIRO DE 2014
ETAPA 
AÇÕES/ESTRATÉGIAS               
QUANDO      
ONDE     
RESPONSÁVEIS
GRUPOS
Teórico-metodológica
Leitura e discussão de textos teóricos
fevereiro
Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos Anjos
Professores
Todos
Teórico-metodológica
Leitura e discussão de textos teóricos
março

Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos Anjos
1º Momento Professores e alunos
Todos
2º Momento professores
Teórico-metodológica
Leitura e discussão de textos teóricos
abril
Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos Anjos
1º Momento Professores e alunos
Todos
2º Momento professores
Aplicação
Contação de histórias
Maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
Ibiassucê, Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
Luciete Bastos e monitores
Grupo 1
Aplicação
Estratégias de formação do Professor Leitor (Mediador de Leitura)
Maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
Ibiassucê, Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
Francisco Felipe, Ginaldo Araújo e monitores
Grupo 1 (Francisco Felipe), Grupo 2 (Ginaldo Araújo)
Aplicação
Quadrinização de conteúdos literários e não-literários
Maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
Ibiassucê, Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
Patrícia Pina e monitores
Grupo 2
Aplicação
Discussão de filmes e programas de TV, enfocando questões étnico-culturais
Maio,junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
Ibiassucê, Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
Edmilson Sena, Nivaldo Dutra e monitores
Grupo 1( Nivaldo Dutra), Grupo 2 (Edmilson Sena)
Aplicação
Desenvolvimento da memória cultural e individual pela “escrita de si”
Maio, Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro,dezembro
Ibiassucê, Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
Zélia Marques e monitores
Grupo 1
Aplicação
Construção de estratégias de conhecimento da história e da cultura do município pela toponímia
Maio,Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
Ibiassucê, Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
Ricardo Tupiniquim e monitores
Grupo 1
Aplicação
Sistematização de conhecimentos científicos comunitários
Maio,Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
Ibiassucê, Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
Elizeu Cruz e monitores
Grupo 2
Aplicação
Desenvolvimento de jogos matemáticos
Maio, Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
Ibiassucê, Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
Antonio Carlos Bastos e monitores
Grupo 3
Aplicação
Discussão de  leis
Maio, Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
Ibiassucê, Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
Paulo Cezar Martins e monitores
Grupo 3
Aplicação
Oficina de alfabetização cartográfica para leitura de mundo
Maio, Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
Ibiassucê, Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
Núbia Brito e monitores
Grupo 3
Aplicação
Criação e aplicação de estratégias para o trabalho com a língua estrangeira como leitura de mund0
Maio, Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
Ibiassucê, Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
Eliana Carvalho, Sigrid Rochele Magalhães e monitores
Grupo 4
Aplicação
Aplicação de jogos de raciocínio, que simulem leituras de vida e representações de situações do cotidiano, como o xadrez, como forma de construir/recuperar a auto-estima de crianças e jovens
Maio, Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
Ibiassucê, Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
Marialva Stefannelli e monitores
Grupo 4
Aplicação
Discussão de questões identitárias
Maio, Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
Ibiassucê, Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
Luciana Oliveira e monitores
Grupo 4
Teórico-metodológica
Discussões de textos teóricos e das práticas nos municípios
Maio, Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro de 2013 e janeiro de 2014
Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos Anjos
Todos
Todos

                   OBS.:

  1. É importante registrar que o Diretor do DCHT XXIII, Gildeci Leite, pretende desenvolver o projeto em Seabra e nos municípios circunvizinhos, como também a Coordenadora do Colegiado de Letras do Campus IX, Marilde Queiroz Guedes, pretende adaptar ações voltadas à capacitação do Professor leitor, aplicando-as em Barreiras e municípios circunvizinhos.
  2. O projeto é permanente, o cronograma de ações será refeito, a partir de 2014, conforme surgirem outras demandas municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário