AUTORES/PROPONENTES:
Prof.ª Dra.
Patrícia Kátia da Costa Pina
Prof. Dr. Ricardo Tupiniquim Ramos
Prof. Dr. Paulo Cezar Martins
Prof.ª Ma. Zélia
Malheiro Marques
Prof.a
Ma. Eliana Márcia Carvalho
Prof.ª Ma.
Luciete de Cássia Souza Lima Bastos
Prof.a
Ma. Luciana Oliveira Correia
Prof. Me. Nivaldo Dutra
Prof. Me. Edmilson Sena Morais
Prof. Me. Elizeu Pinheiro da Cruz
Prof. Esp. Ginaldo Araújo
Prof.a Esp.
Sigrid Rochele Magalhães
Prof.a Esp.
Marialva Stefannelli
Prof. Esp.
Francisco Flávio Alves Felipe
Prof. Esp.
Antônio Carlos Bastos
Profa.
Esp.Núbia Brito
MONITORES: 32
monitores, para desenvolvimento das atividades propostas por cada professor.
Cada professor traballhará com dois monitores.
PÚBLICO-ALVO: Professores
de todos os níveis e áreas, bibliotecários, contadores de história, alunos das
redes públicas municipais de ensino e pessoas da comunidade.
RESUMO:
Este Projeto pretende, de um lado, instrumentalizar profissionais que atuem,
direta ou indiretamente, como mediadores de leitura, pelo desenvolvimento e pela
aplicação de estratégias para a leitura de poemas e narrativas de ficção, biografias
e autobiografias, ambiente, leis, práticas religiosas, práticas culturais,
hipertextos, filmes, HQ, línguas estrangeiras, além de propostas para práticas
docentes e confecção de materiais interativos
multimidia para o ensino, colocando o imaginário em ação, de
forma a articular prazer, informação e crítica. As relações entre leitura e
representação enfocarão o envolvimento do leitor como sujeito da leitura. O
trabalho lúdico dos mediadores de leitura será a chave do Projeto, contando-se
com sua participação ativa e criativa. De outro lado, o Projeto intenta criar
rodas de leitura, dramatização e transformação de textos, cirandas de idéias,
jogos, debates, apresentação de filmes, construção de quadrinhos, brincadeiras
virtuais etc., envolvendo estudantes das redes públicas municipais de ensino, associações
de bairro e pessoas da comunidade de cada município, e discutir estratégias
para a criação e/ou revitalização de espaços de leitura na escola e fora dela,
através da implantação de Casas de Leitura.
OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Formar
leitores e mediadores de leitura literária e não-literária, para construção da
cidadania.
Objetivos
Específicos:
1. Discutir
conceitos e estratégias de leitura;
2. Conceituar
o leitor como sujeito da leitura;
3. Estabelecer
o lúdico como instrumento de mediação da leitura;
4. Desenvolver
estratégias para mediação da leitura de poemas e narrativas ficcionais e
não-ficcionais;
5. Implementar
a teatralização e a quadrinização do texto literário e não-literário como
estratégias de formação do leitor;
6. Discutir
estratégias para a criação e/ou revitalização de espaços de leitura na escola e
fora dela;
7. Criar
estratégias para o trabalho com a língua estrangeira como leitura de mundo;
8. Desenvolver
jogos em múltiplas linguagens;
9. Aplicar
jogos de raciocínio, que simulem leituras de vida e representações de situações
do cotidiano, como forma de construir/recuperar a auto-estima de crianças e
jovens, a exemplo do xadrez;
10. Conhecer a diversidade
étnico-cultural-religiosa como valorização das identidades locais;
11. Construir estratégias de conhecimento da história
e da cultura do município pela toponímia;
12. Conhecer a
legislação brasileira, como um dos instrumentos de inclusão social;
13. Sistematizar conhecimentos científicos
comunitários;
14. Implementar a leitura lúdica de mapas, com
vistas ao reconhecimento por parte do sujeito de seu lugar no espaço;
15. Desenvolver a memória individual e coletiva
pela “escrita de si”;
16. Discutir filmes e programas de TV, em
perspectivas culturais e identitárias;
17. Criar pequenos documentários sobre os
municípios e seus costumes;
18. Criar material impresso de divulgação sobre os
municípios, seu ambiente, seu patrimônio cultural, suas histórias de vida;
19. Contar/ouvir/coletar/escrever histórias;
20. Documentar as manifestações culturais,
presentes no cotidiano dos moradores de comunidades tradicionais (quilombolas,
indígenas, ciganas etc.), discutindo-as como as formas de resistência na
conquista e permanência de seu território.
METODOLOGIA DE
FUNCIONAMENTO DO PROJETO:
Este
projeto ocorrerá em duas etapas: uma teórico-metodológica e outra de aplicação,
devendo haver uma intersecção entre elas.
Primeira
etapa: por compreender que a extensão sustentável é aquela que caminha de mãos
dadas com a pesquisa e a docência, começaremos com leituras teóricas que
contemplem todas as ações vinculadas a este projeto como, por exemplo,
Morin(2003), Pedro Demo (2005), Eliana Yunes (2009), dentre outros, seguidas de
reflexões e discussões acerca de metodologias de trabalho que nos possibilitem
atingir os objetivos propostos. Estes textos serão discutidos mensalmente pelos
professores e, posteriormente, em reuniões quinzenais, entre os professores e
os monitores.
Segunda
etapa: implementação das ações nos municípios, organizada e realizada por
grupos de professores e monitores, que se revezarão entre os municípios contemplados,
atuando uma vez por mês.
Após
três meses de preparação teórico-metodológica, as ações nos municípios serão
iniciadas. Ressaltamos que, durante essas ações, manteremos reuniões quinzenais
com os monitores para orientações e mensais entre professores para discussões
teórico-metodológicas, estratégias de execução das ações e, ainda, para
avaliação e planejamento de ações.
QUADRO
DEMONSTRATIVO:
REVEZAMENTO DAS AÇÕES DOS
PROFESSORES NOS MUNICÍPIOS
|
|||||||
MÊS JUNHO
|
|||||||
GRUPO I
|
|||||||
MUNICÍPIO
|
PROFESSORES
|
MONITORES
|
AÇÕES
|
||||
Tanque Novo
|
Luciete Bastos, Francisco
Felipe, Ricardo Tupiniquim, Zélia Marques
|
8
|
Contação de histórias;
Aplicação de estratégias de
leitura com professores da rede municipal de ensino;
Estudo de campo acerca da
toponímia/história local;
Exercício de construção de
narrativas de vida por parte de professores da rede municipal de ensino.
|
||||
GRUPO II
|
|||||||
Palmas de Monte Alto
|
Patrícia Pina, Elizeu Cruz,
Edmilson Sena, GinaldoAraújo
|
8
|
Quadrinização de conteúdos
literários e não-literários;
Narrativas de vivências
científicas populares;
Exibição/discussão de
filmes ligados a questões étnicas;
Aplicação de estratégias de
leitura com professores da rede municipal de ensino.
|
||||
MÊS JULHO
|
|||||||
GRUPO I
|
|||||||
Palmas de Monte Alto
|
Luciete Bastos, Francisco
Felipe, Ricardo Tupiniquim, Zélia Marques
|
8
|
Contação de histórias;
Aplicação de estratégias de
leitura com professores da rede municipal de ensino;
Estudo de campo acerca da
toponímia/história local;
Exercício de construção de
narrativas de vida por parte de professores da rede municipal de ensino.
|
||||
GRUPO II
|
|||||||
Tanque Novo
|
Patrícia Pina, Elizeu Cruz,
Edmilson Sena, GinaldoAraújo
|
8
|
Quadrinização de conteúdos
literários e não-literários;
Narrativas de vivências
científicas populares;
Exibição/discussão de
filmes ligados a questões étnicas;
Aplicação de estratégias de leitura com
professores da rede municipal de ensino.
|
||||
Esse
mesmo revezamento ocorrerá com os demais grupos que estarão atendendo a outros
municípios em finais de semana diferentes. Ao final de três meses, todas as
equipes terão atendido a todos os municípios e os monitores darão continuidade
às ações, seguindo o mesmo esquema de revezamento, sob a orientação do
professor coordenador de cada ação.
AVALIÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DAS AÇÕES
|
||||
AÇÃO
|
PARTICIPAÇÃO
|
TEMPO
|
FINALIDADE
|
DOCUMENTAÇÃO
|
Reunião
|
todos
|
Final de cada
mês
|
Elaboração de
relatório de atividades
|
Fotos,
gravações e outros
|
Encaminhamento
de material
documentado à
Direção do DCH
VI e à PROEX
|
Coordenação
|
Trimestral
|
Dar ciência das
atividades desenvolvidas
|
Relatório de
atividades desenvolvidas
|
Alimentação do
blog do projeto
|
Responsável
técnico
|
semanalmente
|
Dar a toda
comunidade acadêmica informaçõessobre as ações desenvolvidas
|
Material
colhido na realização das ações
|
Ao final de cada semestre de atividade, o material coletado
nessas ações, com a devida autorização dos autores, será transformado em livros
e ficará arquivado no Laboratório de Leitura Monsenhor Antonio Raimundo dos
Anjos, para fins de pesquisa de docentes e discentes da graduação e da pós-graduação.
FASE 1:
MARÇO DE 2012 A JANEIRO DE 2013
|
|||||
ETAPA
|
AÇÕES/ESTRATÉGIAS
|
QUANDO
|
ONDE
|
RESPONSÁVEIS
|
GRUPOS
|
Teórico-metodológica
|
Leitura e discussão de textos teóricos
|
março
|
Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos Anjos
|
Professores
|
Todos
|
Teórico-metodológica
|
Leitura e discussão de textos teóricos
|
Abril
|
Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos
Anjos
|
1º Momento Professores e alunos
|
Todos
|
2º Momento professores
|
|||||
Teórico-metodológica
|
Leitura e discussão de textos teóricos
|
Maio
|
Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos
Anjos
|
1º Momento Professores e alunos
|
Todos
|
2º Momento
professores
|
|||||
Aplicação
|
Contação de histórias
|
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro
|
Guanambi,
Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
|
Luciete Bastos e monitores
|
Grupo 1
|
Aplicação
|
Estratégias de formação do Professor Leitor
(Mediador de Leitura)
|
Junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro
|
Guanambi,
Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
|
Francisco Felipe, Ginaldo Araújo e monitores
|
Grupo 1 (Francisco Felipe), Grupo 2 (Ginaldo Araújo)
|
Aplicação
|
Quadrinização de conteúdos literários e
não-literários
|
Junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro
|
Guanambi,
Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
|
Patrícia Pina e monitores
|
Grupo 2
|
Aplicação
|
Discussão de
filmes e programas de TV, enfocando questões étnico-culturais
|
Junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro
|
Guanambi,
Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
|
Edmilson Sena, Nivaldo Dutra e monitores
|
Grupo 1( Nivaldo Dutra), Grupo 2 (Edmilson Sena)
|
Aplicação
|
Desenvolvimento
da memória cultural e individual pela “escrita de si”
|
Junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro
|
Guanambi,
Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
|
Zélia Marques e monitores
|
Grupo 1
|
Aplicação
|
Construção de
estratégias de conhecimento da história e da cultura do município pela
toponímia
|
Junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro
|
Guanambi,
Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto
|
Ricardo Tupiniquim e monitores
|
Grupo 1
|
Aplicação
|
Sistematização
de conhecimentos científicos comunitários
|
Junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro
|
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de
Monte Alto
|
Elizeu Cruz e monitores
|
Grupo 2
|
Aplicação
|
Desenvolvimento
de jogos matemáticos
|
Junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro
|
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de
Monte Alto
|
Antonio Carlos Bastos e monitores
|
Grupo 3
|
Aplicação
|
Discussão
de leis
|
Junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro
|
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de
Monte Alto
|
Paulo Cezar Martins e monitores
|
Grupo 3
|
Aplicação
|
Oficina de
alfabetização cartográfica para leitura de mundo
|
Junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro
|
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de
Monte Alto
|
Núbia Brito e monitores
|
Grupo 3
|
Aplicação
|
Criação
e aplicação de estratégias para o trabalho com a língua estrangeira como
leitura de mundo
|
Junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro
|
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de
Monte Alto
|
Eliana Carvalho, Sigrid Rochele Magalhães e
monitores
|
Grupo 4
|
Aplicação
|
Aplicação de
jogos de raciocínio, que simulem leituras de vida e representações de
situações do cotidiano, como o xadrez, como forma de construir/recuperar a
auto-estima de crianças e jovens
|
Junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro
|
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de
Monte Alto
|
Marialva Stefannelli e monitores
|
Grupo 4
|
Aplicação
|
Discussão de
questões identitárias
|
Junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro
|
Guanambi, Riacho de Santana, Lagoa Real, Palmas de
Monte Alto
|
Luciana Oliveira e monitores
|
Grupo 4
|
Teórico-metodológica
|
Discussões de
textos teóricos e das práticas nos municípios
|
Junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro de 2012 e janeiro de
2013
|
Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos
Anjos
|
Todos
|
Todos
|
FASE 2:
FEVEREIRO DE 2013 A JANEIRO DE 2014
|
|||||
ETAPA
|
AÇÕES/ESTRATÉGIAS
|
QUANDO
|
ONDE
|
RESPONSÁVEIS
|
GRUPOS
|
Teórico-metodológica
|
Leitura e discussão de textos teóricos
|
fevereiro
|
Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos
Anjos
|
Professores
|
Todos
|
Teórico-metodológica
|
Leitura e discussão de textos teóricos
|
março
|
Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos
Anjos
|
1º Momento Professores e alunos
|
Todos
|
2º Momento professores
|
|||||
Teórico-metodológica
|
Leitura e discussão de textos teóricos
|
abril
|
Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos
Anjos
|
1º Momento Professores e alunos
|
Todos
|
2º Momento professores
|
|||||
Aplicação
|
Contação de histórias
|
Maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro,
novembro, dezembro
|
Ibiassucê,
Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
|
Luciete Bastos e monitores
|
Grupo 1
|
Aplicação
|
Estratégias de formação do Professor Leitor
(Mediador de Leitura)
|
Maio,
junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
|
Ibiassucê,
Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
|
Francisco Felipe, Ginaldo Araújo e monitores
|
Grupo 1 (Francisco Felipe), Grupo 2 (Ginaldo Araújo)
|
Aplicação
|
Quadrinização de conteúdos literários e
não-literários
|
Maio,
junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
|
Ibiassucê,
Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
|
Patrícia Pina e monitores
|
Grupo 2
|
Aplicação
|
Discussão de
filmes e programas de TV, enfocando questões étnico-culturais
|
Maio,junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
|
Ibiassucê,
Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
|
Edmilson Sena, Nivaldo Dutra e monitores
|
Grupo 1( Nivaldo Dutra), Grupo 2 (Edmilson Sena)
|
Aplicação
|
Desenvolvimento
da memória cultural e individual pela “escrita de si”
|
Maio,
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro,dezembro
|
Ibiassucê,
Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
|
Zélia Marques e monitores
|
Grupo 1
|
Aplicação
|
Construção de
estratégias de conhecimento da história e da cultura do município pela
toponímia
|
Maio,Junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
|
Ibiassucê,
Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
|
Ricardo Tupiniquim e monitores
|
Grupo 1
|
Aplicação
|
Sistematização
de conhecimentos científicos comunitários
|
Maio,Junho,
julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
|
Ibiassucê,
Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
|
Elizeu Cruz e monitores
|
Grupo 2
|
Aplicação
|
Desenvolvimento
de jogos matemáticos
|
Maio,
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
|
Ibiassucê,
Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
|
Antonio Carlos Bastos e monitores
|
Grupo 3
|
Aplicação
|
Discussão
de leis
|
Maio,
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
|
Ibiassucê,
Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
|
Paulo Cezar Martins e monitores
|
Grupo 3
|
Aplicação
|
Oficina de
alfabetização cartográfica para leitura de mundo
|
Maio,
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
|
Ibiassucê,
Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
|
Núbia Brito e monitores
|
Grupo 3
|
Aplicação
|
Criação
e aplicação de estratégias para o trabalho com a língua estrangeira como
leitura de mund0
|
Maio,
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
|
Ibiassucê,
Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
|
Eliana Carvalho, Sigrid Rochele Magalhães e
monitores
|
Grupo 4
|
Aplicação
|
Aplicação de
jogos de raciocínio, que simulem leituras de vida e representações de
situações do cotidiano, como o xadrez, como forma de construir/recuperar a
auto-estima de crianças e jovens
|
Maio,
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
|
Ibiassucê,
Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
|
Marialva Stefannelli e monitores
|
Grupo 4
|
Aplicação
|
Discussão de
questões identitárias
|
Maio,
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro
|
Ibiassucê,
Rio do Antônio, Tanque Novo, Botuporã
|
Luciana Oliveira e monitores
|
Grupo 4
|
Teórico-metodológica
|
Discussões de
textos teóricos e das práticas nos municípios
|
Maio,
Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro de 2013 e janeiro
de 2014
|
Laboratório de Leitura Mons. Antonio Raimundo dos
Anjos
|
Todos
|
Todos
|
OBS.:
- É importante registrar que o Diretor do DCHT XXIII, Gildeci Leite, pretende desenvolver o projeto em Seabra e nos municípios circunvizinhos, como também a Coordenadora do Colegiado de Letras do Campus IX, Marilde Queiroz Guedes, pretende adaptar ações voltadas à capacitação do Professor leitor, aplicando-as em Barreiras e municípios circunvizinhos.
- O projeto é permanente, o cronograma de ações será refeito, a partir de 2014, conforme surgirem outras demandas municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário