quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Muito Bom Diaa Minha Gente !!




Hoje, vamos postar mais uma resposta de nossas entrevistas, que busca diagnosticar  como os jovens compreendem a  leitura e como a Escola vem contribuindo para  a formação de leitores.

A pergunta  de hoje é  :

Como a escola em que você estuda vem contribuindo (ou não) para que você se torne um leitor?

                                Vamos à resposta e aos comentários:


 Maria :“Nossa escola se utiliza de uma metodologia que não contribui diretamente para que seus alunos se tornem bons leitores, falta incentivo e atitude por parte de todos”.


A função primordial da leitura não é o mero utilitarismo, geralmente apregoado pela escola. Sua essência reside na possibilidade de formar indivíduos capazes de agir de maneira ativa, crítica e reflexiva .  "Ler não suporta o imperativo” , já dizia o Daniel Pennac,  lemos para sentir, para perceber o mundo , a vida, as pessoas e os signos que nos assaltam. Infelizmente , ainda hoje deparamos com práticas de leitura impostas pela escola de forma autoritária, insensível à biblioteca viva que cada aluno traz em si e à nova demanda de leitores. 


 Então, a partir da resposta de Maria, o que podemos concluir?   Como a leitura é trabalhada na sua escola? na sua universidade?   Como VOCÊ trabalha a leitura na Sua sala de aula?    Compartilhe, discuta  conosco! 



   Até breve,

Elaine , Carla e Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário