sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ººO QUE TEMOS FEITO ºº




Nós, do LALE, andamos fazendo umas pesquisas, entrevistando estudantes das Escolas no entorno da UNEB: Tereza Borges e CETEP. Queríamos saber como os jovens compreendiam a leitura, se se sentiam leitores e se pensavam que a Escola contribuía para formar leitores.

Carla, Elaine e eu (Patrícia Pina) analisamos as respostas  e selecionamos algumas para discutirmos com vocês. Todos os dias postaremos algumas respostas, preservando a forma como foram escritas, com nossos comentários e ficaremos aguardando os de vocês. Daremos nomes fictícios aos autores das respostas e não identificaremos a Escola, para preservar a privacidade de tod@s.

Hoje, escolhemos três respostas para a pergunta - O que você pensa que significa ser leitor?
Vamos a elas:

Júlia: "Leitor para mim significa você ter interesse naquilo que você está lendo"

Maria: "Ser leitor é se apaixonar pelas obras, livros de outros autores, se emocionando e viajando no mundo da imaginação."

João: "Ser leitor é apropiar-se de um objeto mais conhecido como livro, fazendo dele uma porta para explorar um mundo descrito em palavras."

A resposta de Júlia chama nossa atenção pela palavra "interesse": ela põe o dedo na ferida, interesse é fundamental. Como mediadores de leitura, precisamos PROVOCAR O INTERESSE pelo texto.
Para isso, precisamos CONHECER o possível leitor, saber seus gostos, suas preferências culturais, suas necessidades. E precisamos oferecer a ele um texto que se aproxime de suas expectativas e que dialogue com seu repertório.

Maria fala de paixão, emoção, imaginação. Você acha que isso conta na formação do leitor?
Elaine está dizendo que isso vale muito, é preciso se encontrar na obra, para querer continuar a leitura. O que você diz?

João traz uma concepção interessantíssima: para ele, leitura é apropriação e é porta para outras experiências.
Elaine está mostrando como João associou a leitura ao impresso, ao livro. O livro não é um simples objeto, ele cria vida sob os olhos do leitor.
Você concorda?

O que você tem a dizer sobre a leitura, a partir desses depoimentos?

Até a próxima!!!!
Patrícia Pina, Carla Taís e Elaine

Nenhum comentário:

Postar um comentário